segunda-feira, 13 de junho de 2011

Orquestra do Sertão Opus 68 integra maratona de atividades do Campus Ouricuri

Formada por dezenas de alunos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, a Orquestra do Sertão Opus 68 realiza no domingo (12 apresentação histórica no município de Ouricuri. A apresentação faz parte do Programa de Concertos BNB Cultura e integra uma verdadeira maratona de atividades que estão sendo desenvolvidas pelo campus Ouricuri do IF Sertão-PE desde a semana que antecedeu ao aniversário da cidade, 14 de maio.
O primeiro destes eventos foi a Mesa Redonda sobre os 108 anos do município de Ouricuri, realizada em 12 de maio, que lotou o saguão principal do campus e permitiu aos participantes uma ampla discussão sobre a história e o potencial do município. O principal palestrante foi o secretário de Cultura, Léssio Santos.
Em 18 de maio, docentes e técnicos administrativos em educação participaram de Oficina de formação continuada, que teve como tema “Repensando a Indisciplina na sala de aula”, e que foi ministrada pelo professor Jailson Ferreira de Souza, do IF Sertão-PE Campus Salgueiro .
Entre os dias 26 e 28 de maio, o campus Ouricuri participou da quarta edição da Feira do Comércio de Ouricuri – FECOU, que se define hoje em um dos principais eventos sócio-econômicos da Região de Desenvolvimento do Sertão do Araripe, área de abrangência do campus. Na oportunidade, foi exposto o que de melhor é produzido pelo Instituto e o evento se transformou no lócus ideal para o campus Ouricuri estreitar laços com a sociedade civil, com as empresas e com as instituições da região


A participação do campus Ouricuri na 4ª Fecou pontecializou o papel do IF Sertão-PE na região

Em 04 de junho, cerca de 200 participantes lotaram o Saguão Principal do Campus no Primeiro Ciclo de Palestras da Construção Civil, que foi destinado a alunos, professores, servidores do campus e a comunidade da região. O ciclo contou com palestras do presidente do SINDUSGESSO e da INGENOR, Ariston Pereira da Silva, do professor Perboyre Barbosa Alcântara, do IF Ceará – Campus Juazeiro do Norte, da professora Camila de Alencar Freitas, do IF Sertão-PE Campus Salgueiro.
De 06 a 08 de junho, o campus promoveu a Primeira Semana de Química e Meio Ambiente, destinada a universitários, professores, alunos do ensino fundamental, médio e comunidade em geral, e que teve como ponto alto a manhã da terça-feira, com a montagem de uma grande experimentoteca. Nela, foram realizadas dezenas de experiências, todas orientadas pelos estudantes da Licenciatura em Química e executadas pelos alunos do Ensino Médio Integrado dos cursos de Edificações, Agropecuária e Informática. O campus recebeu cerca de 500 visitantes, de diversas escolas de Ouricuri e região.
Ainda no mesmo período, o diretor Adalberto Pinheiro de Araújo anunciou a implantação de mais um curso. Trata-se do Curso Superior de Tecnologia em Mineração que terá sua primeira turma instalada no ano de 2012 e “deve propiciar mais dinamismo para a economia local e maior responsabilidade ambiental para o setor”, como ressaltou.
De acordo ainda com Adalberto Pinheiro, o calendário de eventos do campus só termina na noite de 21 de junho, quando será montado um arraial junino para apresentações culturais, concurso de quadrilhas, sorteio de brindes e apresentação da banda Baião Mais Eu.

Opus 68
Dirigida pelo maestro Ozenir Luciano Jr, professor do IF Sertão-PE, a Orquestra do sertão Opus 68 iniciou suas atividades em maio de 2008 e “tem como principal finalidade o despertar para o universo musical, construindo, através do ensino desta arte, um caminho concreto para a edificação e a interferência neste cenário”.


Estudantes do IF Sertão-PE elevam a música ao seu melhor, através da Opus 68

De acordo com o site da orquestra, “o termo OPUS vem do latim e significa ‘obra’, sendo comumente utilizado no sentido de obra de arte. As peças musicais de certos compositores são identificadas por um número opus, que geralmente é atribuído de acordo com a ordem de composição ou a ordem de publicação. Neste caso, 68 faz alusão à sinfonia pastoral de Beethoven (6ª sinfonia)”.
Para o professor Adalberto Pinheiro de Araujo, diretor geral do campus Ouricuri “poder agraciar o município com a apresentação dos nossos estudantes é motivo de satisfação e orgulho para todos os servidores do Instituto”.
Em quase três anos de estrada, a Orquestra Sinfônica Opus 68 tocou por diversas cidades do interior de Pernambuco e da Bahia e em duas capitais, Recife-PE e Brasília-DF.
A apresentação de domingo está prevista para acontecer na Igreja Matriz de Ouricuri, após a celebração da missa das 19h. Entre os principais obras, estarão sendo executados composições de Strauss, Tchaykovsk, Geraldo Azevedo e Luis Gonzaga.

FONTE: CAMPUS OURICURI (IF Sertão-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário