sábado, 4 de junho de 2011

Campus Ouricuri do IF Sertão-PE implanta Curso Superior em Mineração com inscrição pelo Enem

O diretor geral do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE, Adalberto Pinheiro de Araújo, anunciou a implantação de mais um curso de nível superior no campus. É o Curso Superior de Tecnologia em Mineração, com a entrada da primeira turma prevista para o segundo semestre de 2012.
Incluído no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, editado pelo MEC, em 05 de maio deste ano, o Curso Superior de Tecnologia em Mineração confere ao seu egresso o grau de Tecnólogo em Mineração.
De acordo com Adalberto Pinheiro, “o tecnólogo em mineração é um profissional apto para executar e gerenciar os processos de prospecção, extração e tratamento de minérios” e este “é um curso bastante dinâmico, composto por disciplinas básicas da área de ciências naturais e exatas, passando por disciplinas profissionalizantes, mas tudo isso sem perder o nosso objetivo maior, que é formar profissionais conscientes de sua cidadania e eticamente comprometidos com o desenvolvimento de sua região”.
Ele destacou que a implantação deste curso responde aos anseios de toda a população da Região de Desenvolvimento do Sertão do Araripe, formada por Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade, cujo principal arranjo produtivo é o Pólo Gesseiro do Araripe.
A região concentra 40% das reservas de gipsita do mundo e, segundo Adalberto Pinheiro, o curso de Mineração deve propiciar mais dinamismo para a economia local e maior responsabilidade ambiental para o setor. “Estamos investindo numa das mais fortes vocações econômicas da região, mas também esperamos solidificar o conceito de desenvolvimento sustentável entre todos que fazem o Pólo Gesseiro”.
O Campus Ouricuri disponibiliza 35 vagas para o curso que acontecerá no período vespertino (tarde) e as inscrições devem ser feitas através da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverão ser feitas exclusivamente pela internet no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) http://enem.inep.gov.br/ e o prazo termina às 23h59 do próximo dia 10 de junho (sexta-feira). As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.


LICENCIATURA EM QUÍMICA

O Campus Ouricuri também abriu mais 35 vagas para o curso Superior de Licenciatura em Química, que foi implantado em 2010. A exemplo do Curso de Mineração, a entrada para os aprovados em Química está prevista para o segundo semestre de 2012.

Segundo a chefa do Departamento de Ensino do Campus Ouricuri, Maria das Neves de Almeida, “o licenciado em Química deve atuar como professor em instituições de ensino, incluindo aí as de Educação Básica, e pode se dedicar à pesquisa acadêmica, para a geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias.”. Ela salientou ainda que o “campus Ouricuri busca preparar profissionais ofertando o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis e socialmente referenciados”.
O Campus Ouricuri disponibiliza 35 vagas para o curso que acontecerá no período noturno e as inscrições devem ser feitas através da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverão ser feitas exclusivamente pela internet no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) http://enem.inep.gov.br/ e o prazo termina às 23h59 do próximo dia 10 de junho (sexta-feira). As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.

CURSOS TÉCNICOS
Além dos cursos superiores, o Campus Ouricuri implantou em 2011 os cursos técnicos em Informática e em Agroindústria, que se somaram aos já existentes de Edificações e Agropecuária. São os cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio, para alunos recém saídos do 9º ano (antiga 8ª série), Técnico Subseqüente, para alunos que já concluíram o Ensino Médio, e Proeja, para maiores de 18 anos que já concluíram o Ensino Fundamental II.

Fonte: Campus Ouricuri(IF Sertão-PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário